Blocos do Rio de Janeiro

Passar o Carnaval no Rio é incrível não só pelos famosos desfiles das escolas de samba, mas também pelos blocos de rua. Aqui vai um resumo de alguns dos principais blocos do Carnaval deste ano:

Ontem teve o tradicional Bloco das Carmelitas, às 15h, em Santa Teresa.
Foto: Divulgação
O bloco desfila perto do Convento das Carmelitas. Segundo a tradição do bloco, uma freira que amava Carnaval pulava o muro do convento para participar da folia. O principal adereço do bloco é o véu das carmelitas, que é usado pelos foliões para que ninguém consiga identificar a freira. Há um segundo desfile na terça-feira, quando a freira tem a oportunidade de voltar ao convento sem chamar a atenção.

Ontem também foi dia de Bloco Virtual, que começou às 17h, no Leme.
Foto: Facebook Bloco Virtual
O bloco foi criado em 2000 a partir de sugestões e contribuições recebidas pela internet. Hoje, o bloco continua aberto a essas sugestões vindas das redes sociais, mas traz uma nova percepção sobre a virtualidade, fazendo com que o folião transcenda o mundo real e adentre no fantástico mundo do Carnaval de rua. O bloco é formado por uma orquestra composta por mais de 50 sopros e percussionistas, dançarinos e pernas de pau e em seu repertório estão músicas de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gonzagão, além de músicas de todos os ritmos dos mais diversos carnavais do Brasil.

No sábado desfila o bloco Céu na Terra, às 8h, no Largo dos Guimarães, em Santa Teresa.
Foto: Divulgação

Os foliões ocupam as ladeiras do charmoso bairro de Santa Teresa com fantasias criativas, confete e serpentina. O repertório do bloco é composto principalmente por marchinhas de Carnaval. Neste sábado as tradicionais marchinhas terão um reforço especial: de sax e guitarra. O bloco contará com a participação especial de um saxofonista de Moçambique e do guitarrista André Sampaio, ex-integrante da banda Ponto de Equilíbrio.

Este ano o Bloco da Favorita não será em São Conrado e promete lotar a Avenida Atlântica, em Copacabana a partir das 9h.
Foto: Bloco da Favorita em São Conrado, no ano passado - Divulgação

O bloco surgiu após o sucesso do Baile da Favorita, festa dedicada ao funk, que reúne muitos jovens e famosos. O bloco contará com a presença de celebridades como Isis Valverde, Thaila Ayala e Monique Alfradique. Estão confirmados como atrações Mc Andinho e Marcio G. Dessa vez o Bloco da Favorita não desfilará com o Carrossel de Emoções, que terá um bloco próprio na Barra da Tijuca, às 10h.

No sábado também desfilam os blocos Cordão da Bola Preta, às 9:30h no Centro, Escangalha, às 10h na Gávea, Empolga às 9, às 11h em Copacabana, Bloco dos Barbas, às 16h em Botafogo e Banda de Ipanema, às 17:30 em Ipanema.

Domingo é dia de Simpatia é Quase Amor, que desfila às 16h em Ipanema.
Foto: Pedro Kirilos | Agência O Globo

O bloco, que tem como grito de guerra "Alô burguesia de Ipanema!" arrasta multidões desde 1985, sempre com irreverência e bom humor. Suas cores são amarelo e lilás que, por coincidência ou não, são as mesmas cores do comprimido Engov, usado para curar e prevenir as ressacas.

Também desfilam no domingo os blocos Bangalafumenga, às 10h no Aterro do Flamengo, Areia, às 10h no Leblon, Que Merda é Essa, às 14h em Ipanema e Toca Rauuul!, bloco que faz uma releitura das músicas do Raul Seixas, às 16h no Centro.

O Bloco do Sargento Pimenta desfila na segunda-feira às 10h, no Aterro do Flamengo.
Foto: I Hate Flash

O bloco foi criado em 2010 por um grupo de amigos que tinham duas paixões em comum: os Beatles e o carnaval. A partir disso, surgiu a ideia de inserir a música do quarteto de Liverpool na brasileiríssima sonoridade da bateria de uma escola de samba. Estão no repertório do bloco músicas como "All You Need is Love", "I Want to Hold Your Hand" e "Can't Buy Me Love". O figurino dos integrantes do bloco chama atenção: é inspirado na capa do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band.

Também desfilam na segunda os blocos Corre Atrás, às 9h no Leblon, Quero Exibir o Meu Longa, dedicado ao cinema com marchinhas-paródias como "O teu cabelo não nega, Chewbacca", às 11h na Tijuca e Brasília Amarela, que homenageia a banda Mamonas Assassinas, às 15h, no Centro.

Na terça-feira tem o bloco Orquestra Voadora, às 15h no Aterro do Flamengo.
Foto: Felipe Hanower | Agência O Globo

Acompanhados de carros de som e trio elétrico, os músicos da Orquestra Voadora tocam no chão, ao lado de pernaltas, acrobatas, malabaristas, palhaços e bailarinos e fazem um lindo espetáculo, que mistura música e arte circense.

Na terça desfilam ainda os blocos Carmelitas, às 10h em Santa Teresa, Exagerado, em homenagem ao Cazuza às 15h no Centro, Empurra que Pega às 16h no Leblon e Banda de Ipanema, às 17:30h em Ipanema.

0 comentários:

Postar um comentário