Foto: Prefeitura de Olinda | CC |
O Carnaval acabou. O que isso quer dizer? Que já é hora de pensar no Carnaval do ano que vem! Veja 10 lugares, no Brasil e no Mundo, para passar o Carnaval:
Foto: Mestre-sala e Porta-bandeira | Circuito Fora do Eixo | Creative Commons |
O Carnaval do Rio de Janeiro é famoso no mundo todo pelos desfiles das escolas de samba, que ocorrem no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Desfilam, ao todo, 12 escolas no grupo especial, que são avaliadas em diversos quesitos, como bateria, samba-enredo, fantasias, mestre-sala e porta-bandeira, entre outros, sendo a escola com maior número de pontos declarada campeã. A campeã do Carnaval deste ano foi a Mangueira, que homenageou a cantora Maria Bethania. Os desfiles podem ser vistos das arquibancadas, das frisas e dos camarotes. O Rio de Janeiro também é famoso pelos blocos de rua (veja mais neste post).
2. Olinda
Foto: Bonecões de Olinda | Prefeitura de Olinda | Creative Commons |
A principal marca do Carnaval de Olinda, em Pernambuco, é o desfile dos Bonecos Gigantes. O mais tradicional dos bonecões é o Homem da Meia-Noite, que anima a folia desde 1932. Os bonecos, que representam personalidades do Brasil e do mundo, são conduzidos pelas ruas da cidade animando os foliões. As grandes novidades deste ano foram os bonecos de David Bowie, do "Japonês da Federal", do juiz Sérgio Moro e dos personagens Yoda e Darth Vader, de Star Wars. Os desfiles são animados com muito samba e frevo. Apesar de ter surgido no Recife, o frevo já faz parte do Carnaval de Olinda há várias décadas.
Foto: Ivete Sangalo em Salvador | Raul Spinassé | Agência A Tarde |
O Carnaval de Salvador, na Bahia, é um dos mais populares de todo o Brasil. As avenidas se transformam nos circuitos dos trios elétricos e são tomadas por uma multidão de foliões. Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Claudia Leitte, Banda Eva, Wesley Safadão e Jammil estão entre os que agitam a festa. Para assistir aos trios, é preciso comprar os abadás dos blocos ou o ingresso para ficar em um dos camarotes.
4. Veneza
Foto: Mascarados em Veneza | Bryan Ledgard | Creative Commons |
O que a Itália tem a ver com o Carnaval? Para início de conversa, foi na Itália onde surgiram o Pierrot, a Colombina e o Arlequim, que são personagens da Commedia dell'Arte, estilo teatral em que os atores usavam máscaras. No Carnaval de Veneza, mascarados desfilam pelas ruas da cidade e pela Piazza San Marco com fantasias luxuosas ao longo do dia. Esta tradição vem do século XVIII. Durante às noites, são realizados bailes em salões. A festa dura 10 dias e atrai muitos turistas.
O Carnaval mais popular da França é o de Nice, em Côte D'Azur. Ocorrem desfiles de carros alegóricos na Place Masséna. O tema deste ano foi o Rei da Mídia. Em carnavais passados, os temas escolhidos foram o Rei da Música, o Rei da Gastronomia, o Rei dos 5 Continentes, o Rei do Esporte... Os desfiles são diurnos e noturnos, sempre acompanhados por músicos e dançarinos. Há também a Batalha das Flores, que acontece na orla marítima, na famosa Promenade des Anglais e no Quai des États Unis. Trata-se de um desfile de carros floridos, em que pessoas fantasiadas lançam flores ao público.
6. Colônia
O Carnaval de Basileia, na Suíça, começa na madrugada da segunda-feira de Carnaval, às 4h da manhã. As luzes da cidade se apagam e a população desfila com lanternas pelo centro da cidade, tocando músicas carnavalescas com flautas e tambores. A festa dura precisamente 72 horas (sim, termina às 4h da manhã da quinta-feira). Durante o dia, há desfiles de carros alegóricos, em que os foliões lançam doces e confetes à multidão. Uma particularidade do Carnaval de Basileia é que há uma clara separação entre os participantes e os espectadores.
6. Colônia
Foto: Foliões em frente à Catedral de Colônia | Wikimedia | CC |
Que tal passar o Carnaval em terras alemãs? O Carnaval de Colônia começa muito antes do brasileiro, pontualmente às 11 horas e 11 minutos do dia 11/11. Até a quarta-feira de cinzas, a cidade vive na chamada "quinta estação do ano", com diversos eventos. O carnaval de rua começa oficialmente na quinta-feira, véspera de Carnaval, na praça Alter Markt, com o desfile da virgem, do agricultor e do príncipe. Se for passar o Carnaval lá, escolha uma roupa divertida e que proteja do frio e não esqueça de experimentar a cerveja Kölsch, típica da região.
7. Nova Orleans
Foto: Carnaval de Nova Orleans | Pixabay |
O ponto alto das comemorações de Nova Orleans, nos Estados Unidos, é a chamada Mardi Gras. Este termo é francês e significa terça-feira gorda. A tradição vem da colonização francesa que ocorreu no estado da Louisiana. Há desfiles de blocos com carros alegóricos e dançarinos. As cores oficiais da festa são roxo, verde e dourado.
8. Québec
Foto: Carnaval do Québec | Divulgação |
O Carnaval no Canadá é bem diferente do nosso, a começar pelas baixas temperaturas, que podem chegar a -20º. No lugar de confetes e serpentinas é a neve que cai sobre os foliões. A abertura e o encerramento do festival ocorre no Palácio de Gelo, casa do Bonhomme, boneco de neve mascote da evento. A programação mistura a festa com os esportes de inverno, como as corridas no gelo com canoas. É uma boa oportunidade para patinar no gelo e andar de trenó. Há ainda desfiles noturnos, com carros alegóricos e concursos de esculturas de gelo. O momento mais esperado é o mergulho coletivo na neve, em que os foliões usam apenas trajes de banho (pode acreditar!).
9. Santo Domingo
Foto: Fantasia típica de Santo Domingo | Divulgação |
Se você quer um Carnaval diferente, mas não gosta de frio, uma boa opção é o carnaval caribenho. Em Santo Domingo, capital da República Dominicana, o Carnaval é carregado por simbologias e tradições, mostrando aos visitantes toda a riqueza cultural do país. Figuras folclóricas como o diabo são tema da maioria das fantasias. A República Dominicana é o destino mais barato do Caribe. Lá há resorts all-inclusive com ótimos preços, além de restaurantes e passeios que não pesam no bolso. Aproveite para conhecer também Punta Cana, que fica a pouco mais de duas horas de Santo Domingo.
10. Basileia
Foto: Lanternas em Basileia | Divulgação |
O Carnaval de Basileia, na Suíça, começa na madrugada da segunda-feira de Carnaval, às 4h da manhã. As luzes da cidade se apagam e a população desfila com lanternas pelo centro da cidade, tocando músicas carnavalescas com flautas e tambores. A festa dura precisamente 72 horas (sim, termina às 4h da manhã da quinta-feira). Durante o dia, há desfiles de carros alegóricos, em que os foliões lançam doces e confetes à multidão. Uma particularidade do Carnaval de Basileia é que há uma clara separação entre os participantes e os espectadores.
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016
Marcadores:
Top 10
0 comentários: