Exposição O Mundo de Tim Burton

Hoje foi o último dia da exposição "O Mundo de Tim Burton" no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Se você não conseguiu ir, poderá ver tudo o que rolou aqui no blog!
Museu da Imagem e do Som de São Paulo
Fui em uma terça-feira, dia em que a entrada era gratuita. Cheguei antes das 10h, horário em que o museu abria, e consegui tranquilamente os ingressos.
Letreiro da exposição na parte externa do museu


A fila nem estava muito grande. Vejam esta mão do filme Edward Mãos de Tesoura logo na entrada do museu!


Esta é a entrada da exposição! Infelizmente, era o único lugar da parte interna do museu em que era permitido tirar fotos.
Na exposição tinham diversos quadros pintados por Tim Burton, além de gravuras e esculturas. Em suas obras há uma interação entre o terror e o humor. É possível notar isso em muitos de seus filmes, como Alice no País das Maravilhas e Sombras da Noite, por exemplo. De acordo com o panfleto da exposição, "no mundo de Tim Burton, o medo pode se transformar em riso, e o senso de humor é sempre um pouco macabro".
Quadro "Rodeado", de Tim Burton Divulgação


Esta é a Ala da Felicidade. Você chegava nela através de um escorregador! Era possível descer de escada também, mas por que não escolher a opção mais divertida? Repare nas fotos: são polaroides gigantes! Tim Burton usou uma câmera rara para produzi-las. Em uma das séries de fotos, o diretor usou bonecos do set de filmagem de O Mundo Estranho de Jack.
Foto: Ala da Felicidade | Letícia Godoy | MIS - Divulgação


Na mostra, também haviam obras sem relação com os projetos profissionais do artista, que remetem a emoções fortes de angústia e melancolia.
Foto: Ala Angústia/Melancolia | Letícia Godoy | MIS - Divulgação


Havia ainda a Ala do Encantamento, que incluía desenhos da época de escola de Tim Burton e a Ala dos projetos não realizados. Esta última era muito interessante. Burton foi criado em um subúrbio norte-americano, localizado atrás das colinas de Hollywood. Achava seu bairro muito monótono e combatia sua frustração desenhando e criando filmes. Esta ala apresentava diversos projetos do diretor que foram interrompidos em diferentes estágios de desenvolvimento.
Foto: Ala dos projetos não realizados | Letícia Godoy | MIS - Divulgação


A última ala era a da Filmografia, que mostrava um pouco sobre os filmes de Tim Burton, que vão de Vincent (1982), passando por Batman (1989), Edward Mãos de Tesoura (1990), O Mundo Estranho de Jack (1993), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), entre outros, até chegar em Frankenweenie (2012). Estavam expostos, inclusive, bonecos dos personagens de suas animações.

0 comentários:

Postar um comentário