Exposição Mário de Andrade e seus dois pintores

Após mais de um ano fechado para reformas, o Museu Lasar Segall, localizado em São Paulo, reabriu as portas! Está em cartaz a exposição Mário de Andrade e seus dois pintores - Lasar Segall e Cândido Portinari até o dia 6 de outubro.

Mário de Andrade retratado por Lasar Segall e Cândido Portinari

A exposição é composta por 50 obras de Lasar Segall e Candido Portinari, produzidas entre 1913 e 1943, pertencentes a coleções institucionais e particulares.

As obras de Segall e Portinari são abordadas a partir da visão crítica de arte de Mário de Andrade e de suas relações pessoais com esses artistas. As ideias e opiniões do escritor guiam a seleção das obras, distribuídas em pequenos conjuntos, e a ele pertencem todos os textos de comentários que acompanham os trabalhos.


O contexto da exposição é o de um cenário de mudanças no meio artístico nacional. Entre a década de 1920 e meados da década de 1940 assiste-se ao nascimento e sedimentação do modernismo brasileiro, do qual Mário de Andrade foi um dos construtores. O escritor vê primeiramente Lasar Segall, pintor europeu emigrado na década de 1920 que trazia significativa maturidade plástica, como artista ideal.

Viúva e filho e Mulata, obras de Lasar Segall

Posteriormente, em 1931, Mário de Andrade descobriu o pintor brasileiro Cândido Portinari no Salão Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.


Para Mário de Andrade, Segall e Portinari passaram a ser seus “dois pintores”, não só porque melhor capturaram o escritor em tela, mas porque eram, em sua opinião, “os que contavam mesmo” na cena cultural brasileira. E ele passaria a viver entre os dois na medida em que se desenvolveu uma polarização entre Segall e Portinari no âmbito artístico brasileiro.

Ingressos: Gratuitos

Endereço: O museu está localizado na Vila Mariana, em São Paulo.



Como chegar? Estações de metrô mais próximas: Santa Cruz (linhas 1), Vila Mariana (linha 1) e Chácara Klabin (linha 2). Acesse o mapa da rede de metrô de São Paulo aqui. Não há estacionamento no local.

Horário de funcionamento: O museu funciona de 11h às 19h e não abre às terças-feiras.

0 comentários:

Postar um comentário